...TaMiReS...

27 September 2006



Descrevendo e Redescobrindo o “EU”
Deixe-me apresentar: me chamo Tamires Dimer Hendler, tenho 19 anos, solteira, e atualmente resido com meus pais no Município de Três Cachoeiras. Falar de si, não é uma das melhores coisas, pois muitas vezes preferimos esconder aquilo que nos incomoda. Me considero uma pessoa amiga, interessada, dedicada, organizada, bem humorada, responsável, e companheira. Já os meus defeitos, prefiro não comentar, mas eu os conheço, e como diz aquele filósofo do Conto, “as vezes é necessário sair de nós mesmos e nos reencontrarmos”, e eu me reconheço, e além de obtê-los, posso encontrá-los embutidos em muitas outras pessoas.
Trabalho na substituição da Escola Municipal de E. F. José Felipe Schaeffer, que atualmente sedia o pólo da Ufrgs.Desde pequena admirava minhas professoras, foi até então que na 5ªsérie conheci uma professora simplesmente encantadora, um amor de pessoa; sábia, alegre e espontânea, que despertou em mim a vontade de seguir esta profissão, mas com o intuito de ser como ela.
Quando me formei na 8ªsérie (na escola que atualmente trabalho) já estava em dúvida se seguiria ou não meus planos de ser educadora, pois éramos em 32 alunos e se eu optasse pelo curso normal médio seguiria sozinha, pois meus colegas iriam todos cursar o ensino médio. E eu fui, sozinha, mas com muito entusiasmo e força de vontade.
Cursei o magistério no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi, e lá reencontrei aquela grande professora, a qual me deu aula nos três primeiros anos do magistério. E a vontade de ser como ela crescia a cada dia que passava.
Realizei meu estágio com a 4ªsérie, onde pude aprender muito com minha regente, pois ela era simplesmente maravilhosa, outra grande educadora.
Formei-me em dezembro de 2005.Em agosto deste ano, passei no vestibular da Ufrgs, em pedagogia, e estou aqui querendo crescer a cada dia que passa!
Vivo numa constante busca do conhecimento, para que um dia eu possa dizer que sou igual àquela grande educadora por quem me inspiro até hoje ou quem sabe ser até melhor... E assim vou vivendo intensamente o meu ser professor, ora criando, ora descobrindo, mas sempre construindo, afinal:
“Só ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos
e se prepara para chegar lá.”
Sou bastante ousada, gosto de experimentar coisas novas, descobrir novos caminhos, buscar o novo, o desconhecido, não tenho medo dos erros, pois são através deles que realmente aprendemos. Tenho medo de não alcançar meus objetivos na educação, de decepcionar-me, de decepcionar meus alunos, de não conseguir torná-los autores de sua própria história, alunos que fazem a diferença.Neste momento gostaria de dialogar sobre como ser professor na contemporaneidade, qual a melhor forma de agir, de educar com responsabilidade.
Tamires

2 Comments:

At 9:59 PM, September 30, 2006, Blogger Stela said...

Tamires, Que bom encontrá-la "abaixo de mim" na lista. Logo você, que me ajudou muito na última aula! E que sabe muuuuuuito da máquina.

Lendo tua escrita penso que "falar de si" não é mais difícil por querer esconder algo que nos incomode, mas sim algo que é pessoal, por vezes só nosso! E que não gostaríamos de dividir com todos. Portanto, é mais limitada a nossa fala nesse campo, pois aqui é tudo muito amplo, aberto, público. Por isso ficamos mais expostos!Por outro lado, eu gosto de falar do que me incomoda, quando me incomoda, e acho que seja importante fazermos assim, pois que tudo sempre se esclarece! Não é à-toa que o poeta disse "ser necessário sair de nós mesmos para então nos reencontrarmos", é que, saindo de nós, encontramos a nós mesmos do lado de fora, saimos do "estar juntos" eu e o outro e passamos a nos ver de dois ângulos... Aí é que reside a importância de nos reencontrarmos do outro lado, do ver de novo o novo e por aí vai.Querer crescer é meta de todos os seres humanos. E sempre nos espelhamos nos bons exemplos, naqueles que admiramos. Com certeza, todos nós tomamos como exemplo a seguir um professor que tivemos. Daí a importância de termos sempre presente "que somos exemplos para nosssos alunos, e que tudo o que fizermos será visto por ele como algo a seguir. Olha só a tamanha responsabilidade que temos! Gostei da tua colocação "ser professor é viver intensamente a busca do conhecimento, nunca esgotando o aprender"
Tamires, essa é a nossa missão maior: "Educar nosso aluno com muita responsabilidade, demonstrando sempre o nosso compromisso com o conhecimento, a criação, a construção. Uma busca constante. Fazer e refazer nossas desccobertas. Trilhar caminhos, quantas vezes forem necessário, abrir trilhas, desbravar mares, aportar em várias ilhas, buscatr...buscar...buscar!

 
At 3:28 PM, October 10, 2006, Blogger Catiane Vargas said...

Oi Tami!
Passei para dar uma espiadinha no seu blog e dizer que ele está lindo, diversificado e bem elaborado. Mensagens significativas, atividades da faculdade bem organizadas, enfim, adorei seu blog.
Parabéns!

 

Post a Comment

<< Home