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07 October 2006

Atividade 3 - Escola, Cultura e Sociedade...


Respostas a partir da leitura do texto
"A educação como processo socializador:
função homogeneizadora e função diferenciadora"
de Durkheim



1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Stuart MILL,diz que a educação é aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica". Durkeim diz que essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.


2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.

Dois tipos principais, respondem a diferença de influências dos adultos sobre as crianças e adolescentes, na qual, Émile Durkheim ressalta a visão, segundo Kant e James Mill.

Segundo Kant, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.”Mas o que é a perfeição? O que é perfeito para uns pode não ser para outros porque os interesses variam de acordo com a individualidade de cada um.Segundo James Mill, a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.”

Durkheim ressalta que a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal fórmula deixa, portanto, indeterminado o fim da educação, e por conseqüência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do pressuposto de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; a educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio. Dependendo do tempo e do local as pessoas almejam horizontes diferentes.


3) O que é preciso, de acordo com Durkheim para definir educação?

Segundo Durkheim é insubstituível para definir educação, o tempo e o meio, além disso será preciso, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

De acordo com Durkheim, o percurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias que acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as fuções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na cosciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal.


5) Segundo o autor, que função o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?

Segundo o autor, tem por função suscitar na criança, um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros, principalmente em seu grupo social (casta, classe, família, profissão). A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6) A partir da definição “ a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine” o que concluiu Durkheim? Explique:

Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7 )Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

1 Comments:

At 2:16 PM, October 11, 2006, Blogger Roberta said...

Tamires!!
Fiquei feliz em encontrar sua postagem referente ao texto de Durkheim. É importante para a nossa formação pedagógica ler teztos de importantes sociólogos, pois a educação está constantemente entrelaçada com a sociologia.
Conte comigo para resolver eventuais dúvidas.
Bom feriado!

 

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