...TaMiReS...

21 October 2006

ECS - 5 Weber


O pensador Max Weber em seu texto "Os três tipos de dominação legítima", desenvolve a questão da dominação, sendo os dominantes e os dominados, questões estas que fundamentam a legitimidade.
Para Weber, o papel dos indivíduos é de extrema importância no decorrer da história.
Com isso, sua primeira base da legitimidade é a dominação legal, que estabelece às pessoas normas, leis, decretos e também a quem se deve obedecer.
Quem ordena são pessoas "superiores" as outras.
Com efeito a isso, nos dias atuais encontramos uma sociedade capitalista, formando um desagrupamento, e aqueles superiores (neste caso, presidente, governadores...) e a ambição material e social, favorecem um grande aumento na deseigualdade, pois estes tornan-se tão ricos que passam a comprar aqueles que tornaram-se tão pobres, que por sua vez, acabam vendendo-se por falta de opção, pois as expectativas de vida são baixíssimas, a competitividade é agravante e o sistema implantado favore o "superior".
A segunda base da legitimidade da dominação transcorre sobre a idéia de que a dominação tradicional em virtude da crença nos poderes senhorais da há muito existentes e nas suas ordenações, simplificando seria quem ordena, é o "Senhor" e os que obedecem são os "Súditos".
No ponto de vista, administrativo esse fato pode ser considerado como puramente pratiarcal, pois estes são completamente dependentes dos senhores, embora existem aqueles independentes, chamados de estrutura estamental.
E por fim a terceira base da legitimidade é a dominação carismática em virtude de devoção efetiva à pessoa do senhor e ao seu carisma. Isso constitui numa dominação de um profeta, de um grande demagogo ou de um herói guereirro, sendo que o tipo que manda é o líder e os que obedecem são denominados apóstolos. Muitas vezes, uma comunidade passa a ter confiança no seu líder, que visa isso como uma tradição e carisma, tornando-se um dever.
Ressaltando este aspecto, podemos citar os inúmeros movimentos religiosos no nosso país , que cujos líderes e profetas adorados, venerosos, até mesmo um grupo musical, um time de futebol.
E através disso, Weber mostrou-se preocupado em compreender as ações sociais dos indivíduos, e tem-se o pesar de que todos os seus esforços não foram suficientes para transformar a nossa realidade burocrátiva e inconseqüente.

6 Comments:

At 6:32 AM, October 21, 2006, Blogger Catiane Vargas said...

Olá amiga!
É bem isso mesmo...Privilégios são sempre para os que possuem uma boa condição e estatura social, infelizmente, sempre os mesmos. Enquanto isso, uma grande parte luta, sonha e trabalha para possuir um pouco de dignidade, dentro de um sistema cheio de estatutos, regras, leis e determinações, mas que, muitas vezes, contribuí para o fortalecimento de uma pequena classe social.
Um abraço!

 
At 2:20 PM, October 23, 2006, Blogger Edinara Scheffer Costa said...

Oi Tamires,
Como nossa colega Cati disse, é bem por aí mesmo, os melhore$ sempre estão na frente. Mas não podemos nos deixar abalar e devemos sempre seguir em frente.
Abraços :0

 
At 3:52 PM, October 23, 2006, Blogger ANDREIA MENGUE CARLOS said...

Olá Tamires!!!
Gostei muito da sua reflexão!
Seria muito bom que hoje em dia nós tivessemos mais pessoas como Weber preocupado em compreender as ações sociais dos individuos! Não é verdade???
Sucesso!

 
At 9:57 PM, October 23, 2006, Blogger Maria Aparecida said...

Olá Tamires!!! Seu texto está "dez". Muitas pessoas "ralam" muito para terem um pouco de dignidade, dignidade esta que muitas vezes são tiradas pelos "dominantes".Abraços!!!!!!!!!!!

 
At 8:04 AM, October 25, 2006, Blogger carem said...

Olá colega!

Com teu texto e sua reflexão pude abranger meus conhecimentos e constatar os teus... Ótima sua reflexão, parabéns pelo seu empenho. Seria legal se tivessemos mais pensadores presentes e influentes, como Weber, em nosso dias...
Beijos

 
At 2:20 PM, November 04, 2006, Blogger blog da Marisete said...

Olá Tamires! Adorei tua reflexão, e concordo com o que a Andréia disse. Já pensou alguns Weber espalhados por aí? Abraço e sucesso.

 

Post a Comment

<< Home