ESC 11 - Educação escolar e políticas públicas no Brasil.
Embora muitos avanços tenham acontecido em nosso país, o Brasil apresenta um nível de desigualdade social muito ampla, sendo esta uma das suas principais características econômicas do país.
Nas escolas, o ensino é precário, principalmente nas comunidades de difícil acesso, e muitas vezes essa falta de qualidade no ensino é decorrente de seus próprios autores: alunos, docentes, administradores...Por existirem professores má qualificados na rede pública, pais de classe alta buscam para seus filhos escolas de redes particulares, visando um progresso na educação de seus filhos e numa perspectiva de uma vida futura (o vestibular, ensino superior). Porém nem todos os pais têm condições financeiras de transferir seus filhos para redes particulares, é o caso das classes populares, que acabam necessitando deixar seus filhos em redes públicas, ou ainda muitas vezes acabam sendo obrigadas a sair do sistema educativo para inserir-se rapidamente no trabalho e contribuir na sobrevivência econômica de suas famílias.Nestas condições, é possível perceber as diferenças de desempenhos de alunos de uma região para a outra e a remuneração dos salários dos docentes é um outro indício de disparidade entre as redes públicas e particulares,E para modificar as desigualdades existentes e favorecer a igualdade de chances a todos, a primeira atitude deve partir das escolas, pois é através dela que transformaremos nosso país.Mais do que nunca o estado deve estar presente na organização do sistema de educação, pois se soubermos reorganizar as bases da educação, executaremos todas elas com muita responsabilidade, aumentando assim o nível de nosso ensino público.
E como diz Paulo freire, se os professores refletirem sobre seus afazeres pedagógicos, modificando aquilo que acharem preciso e fazer a cada dia a opção pelo melhor, não de forma ingênua, mas com certeza de que, se há tentativas, há esperanças e possibilidades de mudanças daquilo que em sua visão necessita mudar, a transformação ocorrerá. E se os governantes também agir desta forma, com certeza o ensino público no Brasil crescerá, tornando-se eficaz.
Nas escolas, o ensino é precário, principalmente nas comunidades de difícil acesso, e muitas vezes essa falta de qualidade no ensino é decorrente de seus próprios autores: alunos, docentes, administradores...Por existirem professores má qualificados na rede pública, pais de classe alta buscam para seus filhos escolas de redes particulares, visando um progresso na educação de seus filhos e numa perspectiva de uma vida futura (o vestibular, ensino superior). Porém nem todos os pais têm condições financeiras de transferir seus filhos para redes particulares, é o caso das classes populares, que acabam necessitando deixar seus filhos em redes públicas, ou ainda muitas vezes acabam sendo obrigadas a sair do sistema educativo para inserir-se rapidamente no trabalho e contribuir na sobrevivência econômica de suas famílias.Nestas condições, é possível perceber as diferenças de desempenhos de alunos de uma região para a outra e a remuneração dos salários dos docentes é um outro indício de disparidade entre as redes públicas e particulares,E para modificar as desigualdades existentes e favorecer a igualdade de chances a todos, a primeira atitude deve partir das escolas, pois é através dela que transformaremos nosso país.Mais do que nunca o estado deve estar presente na organização do sistema de educação, pois se soubermos reorganizar as bases da educação, executaremos todas elas com muita responsabilidade, aumentando assim o nível de nosso ensino público.
E como diz Paulo freire, se os professores refletirem sobre seus afazeres pedagógicos, modificando aquilo que acharem preciso e fazer a cada dia a opção pelo melhor, não de forma ingênua, mas com certeza de que, se há tentativas, há esperanças e possibilidades de mudanças daquilo que em sua visão necessita mudar, a transformação ocorrerá. E se os governantes também agir desta forma, com certeza o ensino público no Brasil crescerá, tornando-se eficaz.
2 Comments:
Tamires: Teu post inicial traz pontos importantes. Se tiveres tempo, leva estas reflexões lá para a wikistória. Creio que vai dar o que falar. Te deixo algumas pontuações para que, em algum momento, possas refletir: Afirmas que"Por existirem professores má qualificados na rede pública, pais de classe alta buscam para seus filhos escolas de redes articulares, visando um progresso na educação de seus filhos e numa perspectiva de uma vida futura"... Será que é devido a formação dos professores que há quem busque a rede particular? Na rede pública não há "progesso" na educação dos estudantes? Porque então trabalhamos em escolas públicas? Não podemos deixar de ver o que ocorre, mas o que reproduzimos ao falar assim da escola pública?O que chamas progresso? O que tomas por professores mal qualificados? Será que é só na rede pública que existem professores mal qualificados? Há escolas e professores da rede mucicipal, estadual e federal, com trabalho excelente. Como já disse, é preciso ter presente as dificulades e entraves, mas ao mesmo tempo, ter o cuidado para não pactuarmos, sem mesmo saber, com todo um movimento que existe, e é forte, de destituição não só da escola pública mas do que é público. Um movimento que coloca nas instituições públicas a causa de todas as desigualdades, deficiências e falta de qaulidade. Profª Mara N SIlva
PS: Dá uma corrigida no teu post pois ocorrerm erros na hora da digatação. Profª Mara N Silva
Post a Comment
<< Home