...TaMiReS...

31 October 2006

ECS - 7

Karl Marx (05/05/1818 - Tréveris)
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.
Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismio.
Este notável personagem histórico faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de março de 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Lênin foi um deles, e, na União Soviética, utilizou as idéias marxistas para sustentar o comunismo, que, sob sua liderança, foi renomeado para marxismo-leninismo. Contudo, alguns marxistas discordavam de certos caminhos escolhidos pelo líder russo.
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
É bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.
"NEM SEMPRE PODEMOS ABRAÇAR A PROFISSÃO PARA A QUAL ACREDITAMOS ESTAR PREPARADOS; NOSSA POSIÇÃO NA SOCIEDADE ESTÁ EM CERTA MEDIDA DEFINIDA ANTES QUE TENHAMOS CONDIÇÕES DE DETERMINÁ-LA".
"A NATUREZA DO HOMEM É DE TAL MANEIRA QUE ELE NÃO PODE ATINGIR A PRÓPRIA PERFEIÇÃO SENÃO AGINDO PARA O BEM E A PERFEIÇÃO DA HUMANIDADE". Karl Marx
Friedrich Engels (28/11/1820 - Barmen)
É impossível falar de Marx sem lembrar Engels. Suas atividades políticas, intelectuais e militantes estiveram estreitamente ligadas. Engels era filho de um industrial muito religioso e conservador e fora criado num ambiente dominado pelo pietismo, a tendência mais rigorosa do protestantismo alemão. Aos 19 anos começou a publicar artigos com conteúdo democrático na revista da cidade. Com 24, Engels visitou a redação da Gazeta Renana. Foi recebido friamente por Marx, por ter prevensão contra a falta de seriedade dos Liberados, grupo extremista do qual Engels fazia parte e que promovia atividades ruidosas. Mesmo assim, Marx publicou dois de seus artigos.
Os dois encontraram-se novamente em Paris, em 1844. Engels estava terminando um estudo sobre o sistema capitalista inglês, trabalho que muito interessava a Marx. Começava aí uma forte e duradoura amizade. Engels foi um dedicado consultor do trabalho de Marx, debatia muito com seu amigo e em diversos momentos socorria financeiramente a família de Marx. Em 1848, juntos abalariam e transformariam o mundo escrevendo o glorioso Manifesto do Partido Comunista. Após a morte de Marx, Engels pôs-se a completar e divulgar o trabalho do amigo pelo mundo.
Nos últimos anos da sua vida, Engels era o maior líder do movimento operário internacional. Todos os problemas relacionados com a direção do movimento e que antes foram divididos com Marx, caíram sobre ele. A casa em Londres onde morava Friedrich Engels tornou-se uma espécie de estado-maior dos revolucionários de todo o mundo. Daí mantinha ligações com socialistas da Inglaterra, da Alemanha, da França, da Rússia, dos Estados Unidos e de outros países; recebia correspondência, em várias línguas, de organizações operárias e socialistas; elaborava a estratégia da unidade do movimento operário internacional no novo e importante período de seu desenvolvimento e encontravam apoio as iniciativas sobre ações revolucionárias da classe operária.
Por altura dos anos 80 na maior parte dos países europeus já existiam organizações proletárias, surgindo a necessidade imperativa de consolidar a solidariedade entre elas, tornando-se uma das tarefas principais, a criação de uma nova organização internacional, que reunisse socialistas de todo mundo. No fim dos anos 80 a social-democracia desenvolveu um vasto trabalho preparatório para convocar o congresso constituinte e Engels empenhou-se para que a nova organização internacional fosse fundada sobre uma sólida base marxista.
Finalmente em 14 de Julho de 1889, em Paris, reuniu-se o Primeiro Congresso da II Internacional ao qual compareceram 407 delegados de 22 países, mas que não contou com a presença de Engels por ocasião das deliberações desse congresso, pois estava ocupado na preparação para impressão do terceiro Tomo d’O Capital. Foi esse congresso que formulou reivindicações programáticas sobre a legislação do trabalho, as comemorações pelo dia 1º de Maio e a jornada de 8 horas de trabalho.
Em 1893, apesar da idade e má saúde, Engels viajou por vários países europeus para ativar a propaganda das idéias marxistas. Em 12 de Agosto chegou a Zurich para assistir aos trabalhos do Congresso Internacional Socialista Operário. Ali se discutiam a tática política da social-democracia, as tarefas dos sindicatos e a questão agrária, condenando reiteradas vezes os socialistas que acreditavam ser possível chegar ao socialismo por vias unicamente eleitorais. Exortou a manter e proteger, em todas as circunstâncias, a unidade na luta contra o capitalismo.
Em Março de 1895 seu estado de saúde se complicou de forma irreversível em 4 de Agosto de 1895, às 22 horas e 30 min., deixou de existir.

4 Comments:

At 2:19 PM, October 31, 2006, Blogger Tatiana Gomes said...

UAUUUUU!!!!!!! QUE MÁXIMI TEU BLOGG.. O MAIS BONITO E COMPLETO QUE JÁ VI..
PARABÉNS!!
Gostei muito dos teus trabalhos, percebe-se que realmente estás de cabeça neste curso..como eu!!!
Continues assim..
vc tem MSN??? se tens me manda por e-mail teu login....meu e-mail é tathyrg@yahoo.com.br

 
At 5:29 PM, October 31, 2006, Blogger Alexandra said...

Tamiris adorei te conhecer.beilos

 
At 5:23 PM, November 09, 2006, Blogger Roselaine da Mota Zanette said...

Seu blog é "show de bola". Muito bem elaborado seu trabalho sobre Marx e Engels. Parabéns.Um abração!
Roselaine

 
At 8:17 AM, November 17, 2006, Blogger Roberta said...

Tamires!!!

Ótimo texto sobre Marx e Engels. Bem completo e interessante.
Parabéns.

Abraços
Roberta

 

Post a Comment

<< Home